Home / Notícias / Produtores de Tacuru já realizam silagem em 2020 com apoio da administração
Produtores de Tacuru já realizam silagem em 2020 com apoio da administração

Os pequenos produtores de Tacuru, enquadrados na Agricultura Familiar, e também outros produtores que precisam fazer silagem hoje contam com o apoio da Prefeitura de do município, através da Secretaria Municipal de Agricultura, que tem a frente o secretario Ailton Milani Granjeiro, para o plantio, colheita e produção da silagem, principal fonte de alimentação para animais, em especial o gado de corte e de leite. O desenvolvimento da atividade garante uma economia de cerca de 30% aos agricultores, que não precisam contratar uma empresa privada para executar. Em 2019, mais de 40 hectares, por todo o município, foram beneficiados. Segundo o secretario Ito Milani e serviço se estende a toda classe produtora e podem ser solicitar o serviço.

Para 2020, a expectativa é que a área trabalhada seja de a maior que o ano anterior chegando a 100 hectares, como relatou o secretário da pasta, “Por ano, o produtor rural tem dois períodos de safra de silagem, a primeira entre dezembro e fevereiro e a segunda entre maio e junho. Neste ano já observamos uma procura maior dos produtores pelo serviço e esperamos um aumento significativo no número de hectares atendidos”, disse.

Para usufruir do serviço, é necessário entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura, com pelo menos quinze dias de antecedência, e solicitar a máquina o serviço sera realizado custando para o produtor apenas o óleo diesel consumido por hora trabalhada. Com o serviço da Prefeitura, que oferece o maquinário e também a mão-de-obra, o pequenos produtores garantem que a produtividade não seja comprometida por falta de infraestrutura.

“O serviço da Prefeitura tem ajudado bastante. Porque a gente não tem o equipamento para fazer, então facilita para gente à questão da silagem, que é a comida das vacas. A gente que está começando a luta, alinhando todas as coisas, para comprar todas as máquinas necessárias fica muito caro. Então, para o pequeno produtor, tem ajudado muito”, contou Ailton Reinaldo pequeno produtor do município

Maquinários da administração municipal mantem serviços prestado em 2019 e já realizam silagem neste inicio de 2020